VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA

  • Autor
  • Jéssica Juraszek Lara
  • Resumo
  • O Estágio Supervisionado em ambiente escolar foi realizado na EMEIEF Balão Mágico, no município de Rolim de Moura, Rondônia, entre os dias 28 de março e 14 de maio de 2025, totalizando 90 horas distribuídas em 8 de observação, 12 de participação e planejamento, 60 de regência e 10 destinadas à elaboração do relatório e ao seminário final. A vivência representou uma etapa significativa na trajetória formativa, possibilitando a observação do cotidiano pedagógico, o diálogo com profissionais da escola, a participação em planejamentos coletivos e a aplicação de atividades junto à turma do 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, composta por 20 alunos, sob a mediação da professora Sara. O estágio teve como objetivo o desenvolvimento de práticas voltadas ao processo de alfabetização e letramento, partindo do princípio de que aprender a ler e escrever não ocorre de forma linear, mas por meio de descobertas individuais de cada criança, que elabora e testa hipóteses no contato com o sistema de escrita, conforme defendem Emília Ferreiro (1985, 1992) e Telma Weisz (1990), autoras que fundamentaram as reflexões pedagógicas. Foram realizadas atividades de leitura de histórias, rodas de conversa, jogos, situações-problema, produções textuais, atividades impressas e lúdicas, explorando o universo linguístico e valores como respeito, amizade, responsabilidade e convivência. Houve também integração com as áreas de Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes e Ensino Religioso, promovendo uma aprendizagem mais significativa e conectada à realidade dos alunos. A avaliação contínua possibilitou acompanhar avanços e dificuldades, valorizando cada progresso e reconhecendo o erro como parte essencial do processo de aprendizagem, momento em que o professor atua como mediador sensível. A prática evidenciou que alfabetizar vai além do ensino de letras e sons, sendo um processo de inserção da criança em um universo cultural, simbólico e social que favorece a autonomia, o pensamento crítico e a cidadania, em diálogo com suas vivências. As experiências de regência, como o trabalho com histórias, rodas de conversa, atividades de Matemática e Ciências, estudo dos órgãos dos sentidos, Artes e visitas de convidados para abordar diferentes profissões, reforçaram a importância da contextualização e da criatividade no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados demonstraram avanços significativos no reconhecimento das letras, no desenvolvimento da escrita, na compreensão de que a escrita representa a fala e na melhoria das interações sociais, evidenciando que, com acompanhamento e estratégias planejadas, é possível promover o progresso de todos os alunos. Conclui-se que a experiência foi fundamental para a construção da identidade docente, fortalecendo o compromisso com uma educação transformadora e humanizadora, que respeita as diferenças, valoriza o erro como parte do aprendizado e busca oferecer condições para que cada aluno se torne protagonista de sua própria formação. Além disso, a vivência contribuiu para o amadurecimento pessoal e profissional, reafirmando que a educação se realiza por meio do afeto, do diálogo e do respeito ao ritmo e às potencialidades de cada criança.

     

  • Palavras-chave
  • Prática Pedagógica, Estágio, Aprendizagem
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 1- Experiências do Estágio Escolar Supervisionado: a perspectiva discente
Voltar

A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.

Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento.  Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.

  • GT 2- Infâncias e Políticas Educacionais no contexto rondoniense
  • GT 3- Práticas de ensino
  • GT 4- Pesquisa em Educação
  • GT 1- Experiências do Estágio Escolar Supervisionado: a perspectiva discente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Juliana Cândido Matias

Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

Comissão Científica

Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

 semanadepedagogia25@gmail.com

Whatsapp

31 9 91377975 (Prof. Dimir Viana)

69 9 8428-5636 (Profa. Juliana Matias)

 

REALIZAÇÃO

DAED – Departamento Acadêmico de Educação UNIR – Universidade Federal de Rondônia

Campus UNIR – Rolim de Moura

Avenida Norte/Sul, 7.300 – Bairro Nova Morada, Rolim de Moura – RO